EMBRIOLOGIA- segunda parte

 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO



Mórula=> O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação.

Blástula=> Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células. A partir da blástula, inicia a fase de gastrulação e ao final da gastrulação, o embrião é chamado de gástrula.

Gástrula=> É a terceira fase do desenvolvimento embrionário dos animais triploblásticos. No início da gastrulação, o embrião é uma esfera cheia de líquido, com um polo animal e um polo vegetal. Nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.

Nêurula=> Ultima fase do desenvolvimento do embrião, posterior à gástrula, que se caracteriza pela formação do tubo neural que dará origem ao sistema nervoso.













A FORMAÇÃO EMBRIÃO

Ao longo do crescimento embrionário alguns genes são ativados e outros desativados. Dessa maneira surge a diferenciação celular, ou seja, tipos celulares com formatos e funções distintos, que organizam os diversos tecidos e posteriormente formarão os órgãos.


Na espécie humana as principais fases do desenvolvimento do embrião são a clivagem ou segmentação, gastrulação e organogênese.



Segmentação=> Nesta, ocorrem diversas divisões denominadas clivagens, dando origem a blastômeros.


Gastrulação=> Nesta fase é definido o plano corporal do indivíduo, a partir da formação dos folhetos germinativos: ectoderma, endoderma e mesoderma.


Ectoderma


É a camada das células que se localiza mais no exterior. Ela é a responsável pela formação da epiderme e anexos epidérmicos (unha, pelo) do sistema nervoso e das cavidades (boca, nariz, ânus).

Endoderma

Localizada mais no interior das células, é a endoderme que forma o sistema respiratório e alguns órgãos do sistema digestório - o fígado e o pâncreas.

Mesoderma


É o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma.
A mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.

Organogênese

A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme. Notocorda e celoma também são formados, sendo esse último delimitado pela mesoderme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EMBRIOLOGIA- ANEXOS EMBRIONÁRIOS e MARSUPIAIS

FENÔMENOS DA REPRODUÇÃO - POLIEMBRIONIA e PARTENOGÊNESE